quarta-feira, 17 de junho de 2009

Navegadores

Navegadores utilizados:

Mozilla firefox 3.0.11, Internet explorer 8.0, Google chrome 2.0.172.31, Opera 10.00 beta (todos os programas que foram testados estavam em suas versões mais atuais).

Quesito compatibilidade:
Todos rodam no XP e no Vista

Instalação:
Todos foram rápidos e práticos, apenas o Internet explorer necessitou de reiniciar a máquina(para instalar e desinstalar)

Interface gráfica:
Todos possuem navegação em abas(atalho para alternar as abas: crtl+tab).
Chrome: tem um visual enxuto e simples, com uma barra só, que pode ser utilizada tanto para digitar endereços como para fazer pesquisas
Firefox, Opera e o Internet explorer são mais presentes quanto aos botões. (O I.E. a partir da versão 7 retirou a linha Arquivo, editar, etc, tornando-se um pouco mais enxuto)
Melhor:
>Mais rica: Opera
>Mais prática: Chrome e Firefox

Sistema de busca:
Internet explorer e Opera: existe um local ao lado da barra de endereço para fazer pesquisas
Chrome: A mesma barra serve para pesquisas e endereço. O que você digitar o navegador interpreta e age de forma conveniente
Firefox: Existe a barra de pesquisa e a de endereço, mas ele incorpora um sistema inovador jamais copiado em outro navegador. Vou me referir aqui somente à barra de endereço. Se você digita "como será o computador no futuro?", ele faz uma busca no Google e mostra os resultados. Se você digita "www.orkut.com", ele entra no site normalmente. Até aí tudo normal. Aqui vem a diferença. Se você digita "orkut", ele abre o site "www.orkut.com", se você digita "blogspot", ele abre o site do Blogspot. É como se ele verificasse antes se o que você escreve é uma busca ou o nome de um site. Se na sua pesquisa ele encontrar que é um site, ele acessa o site, mas se não tiver nenhum site com os caracteres digitados, ele interpreta como uma busca padrão.
Melhor: Firefox

Correção ortográfica:
Chrome - sim
Firefox - sim, mas depende de outros programas, complementos para funcionar
Outros: não tem
Melhor - Chrome

Personalização gráfica (skins):
Firefox - mais personalizável, com um centro de add-ons
Chrome - não permite
Outros - tem possibilidades para skins ou personalização
Mais personalizável - Firefox

Atualizações automáticas:
Internet explorer - procura atualizações via Windows update
Outros - tem recurso para atualização automática

Gerenciador de downloads:
Internet explorer - não tem
Outros - tem um gerenciador que permite desde a simples listagem dos arquivos baixados até a pausa e continuação de um download quando possível.

Opensource - código aberto:

Somente o Firefox e Chrome foram desenvolvidos em código aberto, ou seja, com a possibilidade de os próprios usuários elaborarem melhorias e consertos para o navegador.

Modo privado:
Chrome - sim
Firefox - ainda não, mas com rumores que irá incorporar função na versão 3.5
Melhor: Chrome

Testes:
>Tempo de carregamento, agilidade e leveza na página:
Nesse quesito o Opera obteve a maior pontuação, deixando grandes concorrentes como Firefox bem atrás, abrindo cerca de 15% mais rápido as páginas e com uma leveza incrível. Por padrão, a rolagem suave das páginas vem ativa, mas quem disse que isso faz travar alguma coisa? è impressionante a forma como o Opera processa os gráficos de uma forma eficiemte e leve, muito leve. Ative no seu navegador esse recurso(rolagem suave) e tire sua conclusão.

>Tempo de download:
Chrome, Opera e Firefox, nessa ordem, foram os mais rápidos. O Explorer foi quase 30% mais devagar do que o Chrome.

>Consumo de memória RAM:
O mais eficiente foi o Firefox, seguido do Opera e do Chrome. O Explorer exigiu do sistema incríveis 190MB para rodar, enquanto o Firefox usou apenas 60-75MB.

>Segurança:
O Firefox e o Chrome relatam quando um site é perigoso antes de abri-lo, com a possibilade de não abrir mais o mesmo. O Opera entra direto nos sites.

>ACID3:
O Acid3 é uma página de teste que confere a capacidade que um navegador tem de seguir certos padrões da Web, especialmente os relacionados a modelos de documentos e JavaScript. Ou seja, quanto melhor for o desempenho de um navegador, maiores são as chances de ele exibir todo o conteúdo de um site de maneira correta e sem problemas.

Opera e Chrome: conseguiram a nota máxima 100
Firefox: 72
Explorer: 12

Agora vamos ao resultado:

Eu divido os navegadores em 2 tipos:
>Compatíveis com os mais avançados padrões exigidos
>Os que o desempenho é algo imprescindível

O melhor no geral foi o Firefox, mas quem precisa de VELOCIDADE e leveza, indico o Opera, e quem prefere um navegador compatível com tudo e leve, o Chrome.