sexta-feira, 3 de julho de 2009

Home theaters - áudio profissional

Um som compatível com a mesma fonte emissora das melhores salas de cinema e uma imagem com qualidade diferenciada e semelhante à de uma sala de cinema mas em casa, está definido o conceito de Home Theater.

Para montar um sistema em sua casa, você deve ter uma TV de LCD ou Plasma de no mínimo 29 polegadas. Deve-se separar um comodo da casa específico também para este fim(motivos acústicos). A maior diferença entre a TV com e sem Home theater é o som. O sistema chama-se som "surround", e a maior diferença para um som normal são as caixas de som traseiras responsáveis pelo envolvimento e o subwoofer, responsável pelos tons de graves.

Posicionamento da caixas de som:
Muita gente compra um sistema desse e sai colocando as caixas espalhadas no ambiente para "espalhar mais" o som. Que coisa horrível. Isso então não é mais um sistema de home theater.
A distribuição do som, em geral, tem o seguinte princípio: os alto-falantes frontais são responsáveis por emitir os sons mais importantes. Se a ação (ou o som) estiver acontecendo do lado direito, a onda sonora será emitida pelo alto-falante do lado direito. O mesmo vale para o lado esquerdo. No entanto, se você ouvisse os sons apenas desta forma se sentiria desconfortável (afinal você ouve com a mesma intensidade dos dois lados, correto?). Para isso um terceiro alto-falante, posicionado no centro, reproduz sons que iriam ser dos lados direito e esquerdo juntos e ainda vozes e principais ações do filme. Já os dois alto-falantes, posicionados atrás de você, são os responsáveis pela emissão dos sons de fundo (a sirene de um carro de polícia ou sons distantes de uma multidão, por exemplo). Graças a eles é possível perceber outro efeito bacana: o som em movimento. Imagine um carro passando. Se a ideia da cena for fazer esse efeito, o som provavelmente surgirá nos alto falantes frontais e gradativamente irá diminuindo, enquanto aumenta nas caixas de som traseiras, dando a impressão que acabou de passar por você. O subwoofer, é responsável pelos efeitos de baixa frequência e sons graves, geralmente abaixo de 120HZ. Existem 2 sistemas de áudio principais, o Dolby Digital e DTS. O som DD(Dolby digital) é o mais comum e vem geralmente nas configurações 2.0, 5.0, 5.1, 6.1 e por último 7.1, que são 8 canais independentes de áudio. O som DTS, é mais raro por ser um som de muito tamanho devido à baixa compressão do áudio, visando uma qualidade muito superior ao DD. Para se ter uma idéia de como o som é grande, um mesmo clipe de som com áudio DD 2.0 tem 118MB, já com DTS 5.1 fica com 437MB. Existem variáveis desses tipos também, como o DTS HD, Dolby trueHD entre outras.
Outro fator interessante é a potência das caixas de som. Uma sala pequena por exemplo, um sistema com 200-300W RMS já fica com um som bem diferenciado, mas uma sala grande se vê melhor com uma aparelhagem de 1000w RMS. Nunca compare amplificadores pela potência PMPO(potência de pico=som no MÁXIMO com toda sua distorção).Home 7.2 sony 1310WRMSSony: tamanho não é documentoBig active subwooferSub ativo da Polk

Existem também, vários tipos de conectores para interligar os equipamentos de áudio digital. O mais comum é o plug P2, que não é digital, mas existem equipamentos de 6 e 8 canais que se interligam por ele. Vale ressaltar que o tipo mais propenso a sofrer interferências é esse, por ser analógico e ligar 2 ou mais "terras". Ruídos são criados porque como os cabos são de metal, absorvem frequências externas à ele com facilidade. Outro fator é a qualidade dos componentes do cabo, que devem ser banhados à ouro para ter uma qualidade superior aos normais.
O segundo tipo são os cabos coaxiais digitais, que usam o mesmo padrão RCA, mas com uma qualidade superior dos seus componentes, por ser um cabo que irá passar dados não mais analógicos, mas digitais. Esses cabos em tese não sofrem interferência, mas podem sofrer devido a parte analógica deles(a ligação dos terras dos equipamentos) operar com sinais elétricos, suscetíveis à aquele som de zunido da própria rede elétrica(zummmmmmmmmmmmmmmmmmmm).
O último cabo, o mais caro e melhor(por não sofrer interferência alguma), é o cabo digital óptico. Seu corpo é feito basicamente de fibra optica. Por não ligar os "terras" dos equipamentos, corta-se esse tipo de possível interferência. E segundo por ele operar com sinal digital óptico, com a luz, e não como o coaxial que opera ainda com sinais de energia(mas de uma forma binária). O melhor cabo para interligar seu sistema é o óptico, más como é um cabo de fibra óptica, não pode ser dobrado muito, por poder se quebrar. Mas se você meche muito de lugar seus equipamentos, fique com o coaxial digital, vai ter maior durabilidade. [No meu sistema de home theater, uso um cabo óptico e receiver com 96k/24bits de qualidade. Vale ressaltar que minha placa de som tem saída digital e 96k/24bits.]
Cabo óptico digital
Cabo p2
Cabo coaxial digital

Nenhum comentário: